19.editor eye-glasses
O serviço de edição ? – por que é importante?
Em 30 de agosto de 2017 | 0 Comentários

O serviço de edição (também conhecido entre os profissionais do mercado editorial pelo nome de preparação) é o que deixa um livro mais bem elaborado e coerente. Depois de ler e reler diversas vezes o próprio texto, chega um ponto em que o autor não consegue mais perceber as lacunas ou inconsistências do seu próprio texto. Sim, todos os autores deixam lacunas. Por isso, o serviço de edição é tão importante.

Um bom editor aponta problemas estruturais, de linguagem, de coerência e de estilo numa obra literária.

Um bom serviço de edição também padroniza o texto: itálicos, caixa alta e baixa, diálogos com travessão ou aspas, confere a grafia de nomes próprios etc.

Um dos mais importantes contistas norte-americanos do século XX, Raymond Carver, é um caso que ilustra bem o papel decisivo da edição. Há quem diga que o estilo seco e preciso do autor só foi possível graças aos cortes e interferências do seu editor. Há aí uma relação de confiança que pode fazer a diferença entre um livro bom e uma obra-prima.

Dica: para quem gosta de cinema, vale dar uma espiada no filme O mestre dos gênios, com Jude Law e Colin Firth. O longa conta a história do editor Max Perkins e sua relação com o escritor Thomas Wolfe. Perkins editou grandes autores dos Estados Unidos, como Hemingway e Scott Fitzgerald.

Tiago Ferro
editor

imagem: Vectors Market