Campanha sua História vira Livro
Sua história pode dar um livro. Já pensou nisso?
Em 10 de agosto de 2018 | 0 Comentários

Se a ideia soa interessante para você, continue lendo este artigo.

Você tem uma boa história, seja um conto, uma crônica, um romance, alguns poemas ou o conhecimento de uma área específica. Já pensou em compartilhar essas experiências publicando um livro?

Mas como publico um livro?

Há dois modelos possíveis:

TRADICIONAL

Uma editora recebe o seu manuscrito e decide publicá-lo. Eles vão investir dinheiro e tempo na produção editorial e na divulgação da sua obra. O acordo normalmente é este: 50% do valor de venda do livro vai para a livraria; 40% para a editora; e 10% para o autor. Aqui o autor não investe diretamente, mas abre mão de boa parte do ganho.

INDEPENDENTE

Com a e-galáxia o autor investe nos serviços (saiba mais sobre valores) e na divulgação, mas fica com 40% do valor de cada livro vendido. Do restante, em média 50% vai para a livraria; e 10% fica com a e-galáxia.

O caso é que não se trata apenas de tomar uma decisão entre dois modelos financeiros. É muito difícil ter o seu livro publicado por uma editora tradicional. Até aí, nenhuma novidade. A publicação independente também não é uma novidade. A diferença é que, com a tecnologia disponível hoje e o e-book, é possível publicar um livro independente com a mesma qualidade que teria em uma boa editora convencional e ainda, colocá-lo à venda nas principais livrarias do mundo.

E como faço para publicar com qualidade e vender meu livro nas principais lojas?

Vamos com calma. Alguns pontos importantes para quem está tateando o mercado editorial:

  • Se você já chegou naquele ponto em que está trocando apenas uma vírgula de lugar e o nome de um personagem, isso significa que o seu livro está pronto para ser editado. Tome coragem e siga em frente.
  • No e-book é possível alterar o conteúdo de um livro depois de publicado. Isso deve tornar a decisão de publicar mais fácil.
  • Não faça feio! Contrate os mesmos profissionais que trabalham para as editoras para que seu texto vire um livro com qualidade.
  • Encare o investimento na sua carreira literária como o lançamento de um novo negócio. O seu negócio do coração. Exige tempo, algum dinheiro (não muito), dedicação e aperfeiçoamento.
  • Publique o seu primeiro livro, receba o retorno dos leitores e siga escrevendo para construir sua carreira literária.
  • Um livro independente impresso dificilmente consegue ser aceito nas livrarias. Com o e-book, seu livro vai estar nas principais livrarias do mundo todo ao lado dos livros de escritores consagrados.
  • No mundo digital, você tem à mão uma série de ferramentas de divulgação (blogs, redes sociais, newsletters), as mesmas usadas pelas grandes editoras. O jogo nunca esteve tão democrático.

Para saber mais sobre publicação independente, clique aqui. Ou se preferir, tire suas dúvidas comigo.

Um abraço,
Tiago Ferro

 



imagem @dustin-lee