Você quer publicar um livro mas não sabe muito bem por onde começar? É natural. O mercado editorial tem especificidades como qualquer outro. Quando um leigo faz uso dos mecanismos de busca na internet para saber como publicar um livro, são tantos os resultados, que acabam por deixá-lo mais confuso.
Veja abaixo os 5 passos para publicar um livro que vou apresentar neste artigo:
Pode parecer óbvio, mas muita gente quer publicar sem ter ainda escrito um livro. Para dar esse importante passo que é se dedicar à escrita, tome algumas providências:
É preciso também estar informado sobre as diferenças de escrita entre os gêneros literários. Os links abaixo devem ajudar:
Como em toda nova empreitada, é bom ter uma noção geral do meio em que se está ingressando ao publicar um livro. Para oferecer essa visão geral dos modelos de publicação do mercado editorial, diria que existem dois grandes grupos:
Uma editora recebe o seu manuscrito e decide publicá-lo. Eles vão investir dinheiro e tempo na produção editorial, na distribuição e na divulgação da sua obra. O acordo normalmente é este: 50% do valor de capa vai para a livraria; 40% para a editora; e 10% para o autor. Aqui o autor não investe diretamente, mas abre mão de boa parte do ganho.
Quando uma editora não financia a produção editorial, dizemos que a publicação é independente. Existem inúmeras maneiras de fazê-la: imprimir por conta e vender no seu site; buscar editoras que publicam autores que pagam os custos e vendem em seus respectivos sites; tem o kdp da amazon etc.
Para se ter uma ideia, na e-galáxia, como o autor investe nos serviços (saiba mais sobre valores), é ele quem fica com 40% do valor de cada e-book vendido. Do restante, em média 50% vai para a livraria; e 10% fica com a e-galáxia. Publicando o livro impresso com a gente, o autor fica com 20% dos royalties pois tem os custos do papel, impressão e manuseio do livro.
O caso é que não se trata apenas de uma decisão entre dois modelos financeiros. É muito difícil ter o seu livro publicado por uma editora tradicional. Até aí, nenhuma novidade. A novidade é que, com o acesso à internet, hoje é possível construir uma carreira literária independente sólida.
Mesmo decidindo por fazer uma publicação independente, hoje é possível fazer uma edição profissional. Na e-galáxia, você tem acesso aos mesmos profissionais (designers, tradutores, editores, revisores etc) que trabalham para as grandes editoras e uma ótima distribuição do livro nas lojas. Seu livro não perderá em nada por não sair com o logo de uma grande editora estampado na capa.
Nada de deixar seu livro na gaveta. Ou no HD! Quanto mais gente escrever, ler e compartilhar histórias ou experiências, melhor para a construção de um mundo com mais compreensão e empatia.
Além disso, procure facilitar o acesso ao seu livro. Coloque o e-book e o livro impresso à venda nas livrarias on-line onde os leitores poderão encontrá-lo com facilidade. Na e-galáxia, os e-books ficam à venda na Amazon, Apple Books, Google Play Livros, Kobo, Livraria Cultura, entre outras lojas no mundo todo. O impresso tem venda nacional e fica disponível na Amazon, Americanas, Estante Virtual, Magazine Luiza, Submarino etc.
Tenha em mente mais alguns pontos:
E por fim, fica o convite para você publicar com a gente e se juntar aos nossos autores galácticos 😉
Abraços,
Tiago Ferro