Background image of cozy modern interior with minimal decor items and grey armchair against white wall, copy space above
Quero ler mais
Em 19 de janeiro de 2021 | 0 Comentários

Você gostaria de ler mais do que tem lido ultimamente? Saiba que não está sozinho. Muitas pessoas alimentam esse desejo, reconhecendo a importância da leitura para a vida em sociedade. Além de enriquecimento cultural, a leitura melhora a capacidade cognitiva e a análise crítica do mundo ao redor.

O brasileiro lê pouco, em média 2,43 livros por ano, revela pesquisa¹. A maior parte das pessoas que compartilham do desejo de ter lido mais declarou que o principal motivo para o insucesso foi a falta de tempo (43%), seguido de dificuldade de acesso (12%), preço do livro (7%), falta de dinheiro (5%), entre outros.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a ler mais:

  1. Encontre títulos que te interessem;
  2. Faça o livro chegar às suas mãos;
  3. Crie tempo;
  4. Adote um local;
  5. Sociabilize.

O QUE TE INTERESSA?

Encontrar um título que te interesse já é meio caminho andado. Para isso, pense nos gêneros que mais te agradam e busque fontes de informação para encontrar livros na linha desejada: clássicos americanos, franceses ou nacionais; literatura contemporânea nacional ou internacional; não ficção etc. Vale ler a sinopse dos livros da lista de mais vendidos, de vencedores de prêmios, indicações de leituras de veículos de cultura e blogs literários. O tema interessou? Vá atrás.

Outro bom caminho para quem está familiarizado com e-books é baixar uma amostra do livro que interessou e experimentar as primeiras páginas antes de realizar a compra.

LIVRO NAS MÃOS

Não tem uma livraria na sua cidade? Recorra às livrarias virtuais que entregam em todo o país!

Se o problema for o preço do livro ou falta de dinheiro, procure uma biblioteca. Já pensou em experimentar o título escolhido em e-book? Normalmente custa a metade do valor do equivalente impresso, além de você economizar no frete 😉

CRIE TEMPO

Que tal reservar apenas 20 minutos do seu dia para a leitura? Ao final do mês, poderá ter lido pelo menos um livro. Importante escolher um horário em que esteja desperto e disponível para se desligar do celular e de outras distrações.

UM BOM LUGAR

Diferentemente da TV ou das redes sociais, a leitura exige esforço e concentração. Inicialmente, adote um local tranquilo e confortável para a leitura.

SOCIABILIZE

Um jeito que muita gente tem encontrado de melhorar o hábito de leitura é encontrar uma rede social de leitura. Pode ser o skoob, o clube de leitura da sua cidade ou aceitar os muitos desafios de leitura lançados na internet. Outro jeito é simplesmente compartilhar os seus achados de leitura nas redes sociais.


  1. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro/Ibope Inteligência, 2016).

imagem@freepik