Blog

Comemore com a gente os dois títulos da e-galáxia que estão entre os semifinalistas do prêmio Oceanos

Na edição de 2016 do Oceanos – prêmio de literatura em língua portuguesa, a e-galáxia emplacou dois livros entre os semifinalistas: Milorde e Medusa – paixão totêmica, de Zuca Sardan, na categoria poesia; e Fisiologia da idade, de Ricardo Lísias, na categoria conto.

No total, 1.215 títulos foram inscritos na edição de 2017. Desses, cerca de 15% são títulos publicados de forma independente, sem a participação de uma editora tradicional. Foram inscritos livros de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, da Espanha, de Moçambique, de Portugal e do Quênia.

A história da literatura seria bem diferente se Marcel Proust ou James Joyce, apenas para citar autores que chegaram às milhares de páginas, ficassem esperando um editor ideal.

Victor da Rosa

Já tratei bastante neste espaço da importância da publicação independente para a diversidade da literatura. E também que a forma como um livro é publicado, ou o seu suporte, não definem a qualidade da obra em si.

Os meios digitais trouxeram a discussão a respeito da publicação independente para um novo patamar de possibilidades. Mas cabe sempre lembrar que esse é um debate que atravessa toda a história da literatura ocidental. Como bem lembrou o crítico Victor da Rosa, “A história da literatura seria bem diferente se Marcel Proust ou James Joyce, apenas para citar autores que chegaram às milhares de páginas, ficassem esperando um editor ideal”, neste artigo.

Para cada livro, para cada fase da obra de um autor, há a maneira mais adequada para que ele seja publicado. Aqui, não existe o certo e o errado. Mas o desejo que a literatura não fique presa a preconceitos.

E esperamos que a força dos independentes se faça cada vez mais presente, dissolvendo aos poucos a barreira (imaginária) que separa as obras literárias de acordo como elas foram publicadas.

Tiago Ferro

Deixe um comentário